PROJETO: ARTE É VIDA!
“Minhas aulas de artes originaram o Projeto Arte é Vida!
Estas aulas foram planejadas e realizadas no decorrer do ano letivo de 2007, durante as aulas de educação artística, com alunos das 6ª.s e 7ª. séries, totalizando 104 alunos, eram duas aulas semanais em cada turma.
• Realizamos passeios-estudo com cada turma, ao atelier de artes Los Libres de nosso município, contatamos diretamente com diversos artístas plásticos, entre os quais destaco o pintor Arno Schleder e Iria Jung, que realizaram palestras enfocando a importância da arte na escola e na vida das pessoas, o histórico e o relato de suas vidas, suas obras. A partir daí, os alunos utilizaram-se do espaço: atelir Los Libres, para suas criações artísticas.
• Realizamos uma visita a 32ª cre - coordenadoria regional de educação, para visualização das fotos de Sebastião Salgado, com êxodos. Os alunos foram instigados a refletir sobre as fotos e seus entornos com a arte.
• Levamos os alunos para fazer arte na praça, com uma colcha de retalhos que estendemos no meio a praça da matriz de nossa cidade, com os alunos inspirando-se para suas produções artísticas, alguns alunos sentaram-se nos bancos, outros na colcha, enquanto outros apreciavam as belezas de nossa praça sobre diversos ângulos. Eles escolhiam o que gostariam de retratar. surgindo lindos trabalhos.
• Confeccionamos, individualmente, álbum portfólio, no qual cada aluno organizava seus próprios trabalhos do ano.
• No movimento artístico cultural senador em festa, realizado em nossa escola, durante os dias 29 e 30 de novembro, mostramos os trabalhos dos alunos para pais, familiares e apreciadores da arte. Durante esta mostra, nossos trabalhos tiveram uma sala de aula exclusiva para artes.
• Montamos um painel coletivo, de 2m x 2metros, onde utilizando a técnica do recorte e colagem anexamos alguns trabalhos. Participamos da 3ª mostra do atelier de artes Los Libres, de nosso município, que realizou-se nos dias 1 e 2 de dezembro de 2007.
• O ano de 2007, foi muito produtivo, surgindo diversos trabalhos de artes plásticas dos alunos, Utilizamos técnicas de observação, recorte e colagem, papel camurça, cartazes, pinturas.
Como considerações finais, saliento que foi uma experiência que proporcionou o alcance dos objetivos propostos como educadora. O projeto político pedagógico de nossa escola foi contemplado, o envolvimento da comunidade escolar aconteceu durante o movimento artístico cultural senador em festa e a comunidade sãoluizense pode apreciar os trabalhos na feira municipal, durante a 3ª. mostra do atelier de artes Los Libres. Iniciamos com uma humilde proposta que foi dando certo, ao amadurecer idéias, com um efetivo planejamento as conquistas e momentos foram acontecendo, com mostras, trabalhos, portfólios, passeios-estudo, apresentações... Prestigiadas pela maioria dos estudantes envolvidos e abrangendo outros alunos de educação infantil, educação especial e do ensino fundamental.todos os palestrantes convidados contribuíram com idéias e depoimentos coerentes para incentivar o grupo. Percebemos que os alunos puderam sentir prazer em ser curiosos, criativos, originais e foram mobilizados a participar ativamente na escola. Aprender ao ser avaliado é um ato social em que a escola deve refletir o funcionamento de uma comunidade de indivíduos pensantes e responsáveis. Sempre avaliávamos o que estava dando certo, para partirmos para o passo seguinte, com isso oportunidades foram surgindo, como passeios-estudo, as participações nos eventos culturais, as mostras... Como o saldo de avaliações foram positivas estamos enviando este relato para dividirmos nossas experiências no portal do educador, trocando idéias e sugestões com outros educadores.”
Solange da Cruz Battirola, Esc Est de Ens Fund Senador Pinheiro Machado, Sao Luiz Gonzaga – RS.
Projeto como esse relatado por Solange, são modelos a ser desenvolvido por qualquer educador, envolvem tanto os alunos quanto a comunidade escolar, com certeza os educandos tiveram uma visão do aprender, ampliaram seu conhecimento.
Grupo Acesso Virtual, Rio Parauapebas, NTE Marabá,
Fonte da Pesquisa