Marcadores

domingo, 27 de março de 2011

Educação e Tecnologia - unid 1-Ativ 2


Educação e Tecnologia
Dando importância a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor ao programa RedeVida, assistido em vídeo “... é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)
A educação tem que expandir o conhecimento, não pode mais ficar atrás, isso só atrasaria a expansão do conhecimento dos alunos, visto que ele tem acesso a diversas fontes de aprendizagem, uma preocupação com o tipo de formação dos estudantes atuais, o mercado de trabalho estar mais exigentes, buscando melhores qualificações, os educadores precisam melhorar. O professor precisa estar em alerta nas novas fontes de aprendizado, os gestores tem a obrigação de facilitar para os professores terem acesso a novas tecnologias, ampliar os conhecimentos para podê-lo transmitir.

ozaelds011-unid 1-Ativ 2

quinta-feira, 24 de março de 2011

Tecnologia na minha escola - unid 1-Ativ 3


Tecnologia na minha escola

A escola que trabalho se preocupa muito com a qualidade do ensino aplicado aos alunos, assim disponibiliza de computador, televisão, aparelho DVD, microssist, microfone, data show, impressora e rede de acesso a internet.
É muito utilizado o computador com rede de internet, televisão com aparelho DVD, impressora e data show.  São tecnologias atraentes, tanto para professores quanto para os alunos, fácies de manuseio, prática aplicação de conteúdo e exposição de trabalho.
São desenvolvidos atividades de pesquisa, filmes para analise e discussão em história, ciências, geografia... Exposição de slides pelo professor/aluno, atividades impressa.
 Alguns professores ainda estão muito presos no conteudísmo, sente dificuldade em utilizar os recursos das tecnologias atuais.
Não descriminar o professor, ajudar a superar as dificuldades no manuseio das ferramentas tecnologias, discussões de grupo a respeito do assunto, abordar a importância desses recursos nas formações, tornando claro para o educador a rica fonte tecnológica para a aplicação de suas aulas de forma prazerosa.

Ozael Dias da Silva

terça-feira, 22 de março de 2011

PESQUISA SOBRE TRABALHO POR PROJETO-Uni1-Ativ4


PROJETO: ARTE É VIDA!
“Minhas aulas de artes originaram o  Projeto Arte é Vida!
Estas aulas foram planejadas e realizadas   no decorrer do ano letivo de 2007, durante as aulas de educação artística, com alunos das 6ª.s e 7ª. séries, totalizando 104 alunos, eram duas aulas semanais em cada turma.
• Realizamos passeios-estudo com cada turma, ao atelier de artes Los Libres de nosso município, contatamos diretamente com diversos artístas plásticos, entre os quais destaco o pintor Arno Schleder e Iria Jung, que realizaram palestras enfocando a importância da arte na escola e na vida das pessoas, o histórico e o relato de suas vidas, suas obras. A partir daí, os alunos utilizaram-se do espaço: atelir Los Libres, para suas criações artísticas.
• Realizamos uma visita a 32ª cre - coordenadoria regional de educação, para visualização das fotos de Sebastião Salgado, com êxodos. Os alunos foram instigados a refletir sobre as fotos e seus entornos com a arte.
• Levamos os alunos para fazer arte na praça, com uma colcha de retalhos que estendemos no meio a praça da matriz de nossa cidade, com os alunos inspirando-se para suas produções artísticas, alguns alunos sentaram-se nos bancos, outros na colcha, enquanto outros apreciavam as belezas de nossa praça sobre diversos ângulos. Eles escolhiam o que gostariam de retratar. surgindo lindos trabalhos.
• Confeccionamos, individualmente, álbum portfólio, no qual cada aluno organizava seus próprios trabalhos do ano.
• No movimento artístico cultural senador em festa, realizado em nossa escola, durante os dias 29 e 30 de novembro, mostramos os trabalhos dos alunos para pais, familiares e apreciadores da arte. Durante esta mostra, nossos trabalhos tiveram uma sala de aula exclusiva para artes.
• Montamos um painel coletivo, de 2m x 2metros, onde utilizando a técnica do recorte e colagem anexamos alguns trabalhos. Participamos da 3ª mostra do atelier de artes Los Libres, de nosso município, que realizou-se nos dias 1 e 2 de dezembro de 2007.
• O ano de 2007, foi muito produtivo, surgindo diversos trabalhos de artes plásticas dos alunos, Utilizamos técnicas de observação, recorte e colagem, papel camurça, cartazes, pinturas.
Como considerações finais, saliento que foi uma experiência que proporcionou o alcance dos objetivos propostos como educadora. O projeto político pedagógico de nossa escola foi contemplado, o envolvimento da comunidade escolar aconteceu durante o movimento artístico cultural senador em festa e a comunidade sãoluizense pode apreciar os trabalhos na feira municipal, durante a 3ª. mostra do atelier de artes Los Libres. Iniciamos com uma humilde proposta que foi dando certo, ao amadurecer idéias, com um efetivo planejamento as conquistas e momentos foram acontecendo, com mostras, trabalhos, portfólios, passeios-estudo, apresentações... Prestigiadas pela maioria dos estudantes envolvidos e abrangendo outros alunos de educação infantil, educação especial e do ensino fundamental.todos os palestrantes convidados contribuíram com idéias e depoimentos coerentes para incentivar o grupo. Percebemos que os alunos puderam sentir prazer em ser curiosos, criativos, originais e foram mobilizados a participar ativamente na escola. Aprender ao ser avaliado é um ato social em que a escola deve refletir o funcionamento de uma comunidade de indivíduos pensantes e responsáveis. Sempre avaliávamos o que estava dando certo, para partirmos para o passo seguinte, com isso oportunidades foram surgindo, como passeios-estudo, as participações nos eventos culturais, as mostras... Como o saldo de avaliações foram positivas estamos enviando este relato para dividirmos nossas experiências no portal do educador, trocando idéias e sugestões com outros educadores.”
Solange da Cruz Battirola, Esc Est de Ens Fund Senador Pinheiro Machado, Sao Luiz Gonzaga – RS.
Projeto como esse relatado por Solange, são modelos a ser desenvolvido por qualquer educador, envolvem tanto os alunos quanto a comunidade escolar, com certeza os educandos tiveram uma visão do aprender, ampliaram seu conhecimento.
Grupo Acesso Virtual, Rio Parauapebas, NTE Marabá,
Fonte da Pesquisa

terça-feira, 15 de março de 2011

Imagem de Ozael

- Ozael Dias da Silva
- 38 anos
- Casado
- 3 filhos
- Estou sempre em busca de conhecimento, que possa enriquecer o trabalho no decorrer de toda vida.


http://ozaeldsilva.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de março de 2011

ozaelds011-ativ1-unid1

“QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ”

Educador lagoverdense, maranhense, residente na cidade de Parauapebas - Pará há dezesseis anos, a treze, como professor, desde então busco sempre despertar curiosidade nos meus alunos, pois isso fortalece o gosto pelo aprender, fortalecendo o raciocínio lógico, onde levarão pelo resto da vida, como base de conhecimento estimulado por mim, Ozael Dias da Silva.
No mundo globalizado onde as pessoas estão em constante comunicação, absorve rapidamente o que ver e ouve, até mesmo o que não é útil para seu crescimento tanto moral quanto intelectual, só de forma bem orientada é possível guiá-lo ao percurso certo, me sinto capacitado como orientador e guiador do aluno, ou de qualquer individuo que esteja no ângulo de 180° onde minha visão e consciência moral possa me guiar.
O tempo tradicional não funciona mais, visto que existem grandes veículos atrativos capazes de despertar momentos de extrema diversão às crianças, só de forma dinâmica e atrativa é possível estimular o aprender. Ouvi-los é forma de enriquecer o conteúdo a ser transmitido a eles mesmos, em sua própria “linguagem”. Como relatado acima isso é uma troca de conhecimento, é importante conhecer os alunos, para que se possa estimulá-lo a aprender. Não ter vergonha de admitir que nunca se sabe tudo, a troca de experiência com o colega é indispensável para seu crescimento como multiplicador de conhecimento.
Estou sempre me atualizando melhorando e modificando minha forma de ensinar. Pesquiso em diversas fontes disponíveis na rede de internet, uma grande aliada no processo de restauração da minha prática de ensino, estou sempre disposto a participar de formações, diálogo com alunos e colegas de trabalho, sobre as diversidades vivenciadas por eles no dia-dia. Sem temor, as mudanças são necessárias para se ter um mundo melhor, digno da sociedade humana, ciente do meu papel como educador, multiplicador dos bons ensinamentos, útil para o crescimento individual e coletivo.
Ozael Dias da Silva